sábado, abril 26, 2014

Sábado é dia de se vacinar contra contra a gripe


fbcd814810210f7d5e8e2d636d6c6eca.jpg
Em Pernambuco, são mais de 10 mil postos de vacinação abertos neste sábado
Foto: divulgação

Do NE10

Neste sábado (26), todos os estados brasileiros estarão mobilizados pelo Dia 'D' de Combate à Gripe, doença que chega a matar cerca de 50 mil pessoas por ano no Brasil. A ação faz parte da campanha de vacinação contra o vírus influenza, iniciada no último dia 22 de abril e que segue até o dia 9 de maio. Em Pernambuco, a expectativa é de que 2 milhões de pessoas sejam vacinadas neste período.
As doses são destinadas para crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos acima de 60 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas aldeados, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
No Estado, mais de 10 mil pontos, entre unidades de saúde e postos volantes, estarão aptos a fazer a vacinação. Diferente a cada ano, a atual composição da vacina irá imunizar contra três vírus da influenza (dois da sazonal – gripes comuns – e o da pandêmica H1N1). As contra-indicações são para quem tem alergia a ovo e hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina.