Em respeito aos cidadãos que estão cada vez
mais incomodados com o excesso do material de campanha que tem tomado as ruas
do Recife e Região Metropolitana, os candidatos da coligação Pernambuco Vai
Mais Longe, Armando Monteiro (governador), Paulo Rubem (vice) e João Paulo (senador)
decidiram retirar todas as peças publicitárias em cavaletes e em bandeiras com
bases fixas na RMR.
A campanha de Armando e João Paulo também
vai limitar o uso de carros de som durante a semana. Os candidatos buscam
estabelecer um novo padrão de comunicação na campanha eleitoral, priorizando a
apresentação de propostas em contraponto ao grande volume de material exposto
nas ruas, que geram poluição visual e sonora, além de transtornos à mobilidade.
A decisão está em consonância com o desejo de uma campanha limpa no Estado.
A decisão foi anunciada por Armando, Paulo
Rubem e João Paulo nesta segunda-feira (21). "Um bom governo começa com
uma campanha limpa", assinalou Armando. Na semana passada, a coligação
Pernambuco Vai Mais Longe propôs um acordo com a Frente Popular, do candidato
Paulo Câmara (PSB), para respeitar as pessoas, mudandoo material publicitário
no Recife e na Região Metropolitana. Porém, a sugestão foi rejeitada
veementemente pelo socialista e seus aliados.
Agora, no lugar dos cavaletes e bandeiras
com bases fixas, a chapa de Armando e João Paulo vai utilizar meios com mais
mobilidade, plasticidade e criatividade, de modo a interferir menos no
cotidiano das pessoas. O novo material vai ganhar as ruas nos próximos dias.
Quanto aos carros de som, a coligação vai limitar o uso da propaganda das 8h às
18h, de segunda a sexta-feira, e nos fins de semana, das 10h às 17h. A
legislação atual permite a circulação de carro de som das 7h às 22h. A medida
vai reduzir a execução do material sonoro em 41 horas semanais, gerando mais
conforto à população. Os carros também circularão com um volume abaixo do já
estabelecido pela legislação eleitoral.
"De forma unilateral, estamos
assumindo essa decisão de sairmos das calçadas na Região Metropolitana e vamos
passar a utilizar um novo padrão de publicidade, com a utilização de meios
muito mais corretos do ponto de vista do respeito à cidadania, com fórmulas
criativas, mais mobilidade e com uma publicidade que vai além do padrão
convencional para comunicar o conteúdo de propostas da coligação",
detalhou Armando Monteiro. O material já foi retirado das ruas.
Para João Paulo, a decisão estratégica é um
marco significativo nas campanhas eleitorais e vai ser uma referência nacional
a partir de agora. "Esta decisão passa a ser um novo patamar para a
comunicação política, principalmente nos grandes centros do Brasil. É uma
atitude corajosa, de quem aposta no novo e, acima de tudo, está em consonância
com a sensibilidade da nossa população", refletiu o candidato a senador.
Paulo Rubem, candidato a vice, lembrou que
o conteúdo do novo material publicitário vai estar conectado com os
levantamentos realizados durante as plenárias do projeto Pernambuco 14. O
programa mobilizou mais de 26 mil pessoas e coletou mais de 5 mil propostas, em
14 reuniões em todas as regiões do Estado. "Queremos intensificar a comunicação
em função do conteúdo e das propostas de campanha. Com esse conteúdo, vamos
ocupar as ruas mostrando as propostas, de forma mais plástica, móvel",
enalteceu o pedetista.