sexta-feira, agosto 22, 2014

Antônio Moraes ressalta os 192 anos do Tribunal de Justiça

Os 192 anos de criação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), comemorados no último dia 13, foram lembrados pelo deputado Antônio Moraes, do PSDB. Nesta quinta (21 de agosto), o parlamentar ressaltou que, pela primeira vez, a alta instância da Magistratura Estadual preparou um ciclo de ações com prestação de serviços para celebrar a data.

Moraes explicou que as comemorações tiveram início na semana passada e se estenderam até o último sábado (16). Segundo ele, a programação contou com a 1ª Quinzena Pernambucana do Júri, que vai julgar 448 processos, e a Quinzena Estadual de Apoio ao Idoso, criada para agilizar o andamento de ações voltadas para esta parcela da população. 

A instalação das Câmaras Cível e Criminal também está entre as iniciativas. Cada Câmara será composta por três desembargadores e funcionará por 90 dias. A finalidade da medida é cumprir meta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estipula o julgamento, até 31 de dezembro deste ano, de ao menos 80% dos processos distribuídos até 31 de dezembro de 2011.

Antônio Moraes acrescentou que a celebração marcou os seis meses de gestão do presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves. O deputado afirmou que teve o prazer de ser colega do magistrado na Universidade Católica de Pernambuco. O parlamentar também parabenizou todos os desembargadores, juízes e funcionários do Poder Judiciário pela dedicação e empenho em melhorar a assistência à população no Estado.

Além de uma missa de ação de graças, a instituição ainda promoveu solenidade no Palácio da Justiça, no Recife, para marcar o aniversário. Na ocasião, foram concedidas medalhas a diversas personalidades pelos serviços prestados à Justiça, além do Diploma de Honra ao Mérito em reconhecimento à atuação de servidores. 

Fonte - ALEPE