quinta-feira, setembro 11, 2014

Armando volta a apresentar suas propostas para Pernambuco

Crédito das fotos: Leo Caldas/Divulgação
Mostrando ser o mais preparado para governar Pernambuco pelos próximos quatro anos, o candidato ao governo de Pernambuco Armando Monteiro (PTB), destacou uma série de propostas que pretende implantar para fazer o Estado avançar mais, durante sabatina promovida pela Rádio Folha, nesta quinta-feira (11). Em quase uma hora de entrevista, Armando listou ações para a saúde, educação, saneamento básico, estradas, políticas sociais, entre outros temas de interesse da população.

Apesar dos avanços que Pernambuco experimentou nos últimos anos, Armando alertou que o Estado ainda amarga índices sociais lamentáveis, a exemplo do saneamento básico, onde a cobertura sanitária e de esgotamento chega a menos de 20%. Na educação, o candidato do PTB frisou que 18,5% dos pernambucanos acima dos 15 anos são analfabetos. O petebista cravou que o Estado também tem uma grande taxa de mortalidade materna.

Ao vivo, Armando enfatizou que quer ser governador do Estado porque acumulou experiência ao longo dos últimos anos. O candidato do PTB cravou ainda que Pernambuco precisa de um líder que tenha liderança, voz, capacidade de articulação nacional, e que garanta a continuidade das conquistas alcançadas nos últimos anos. “Temos a certeza, sobretudo a confiança, de que o povo vai votar olhando para o futuro. O povo vai votar com sentimento de responsabilidade”, cravou.

Confira alguns trechos da entrevista:

EDUCAÇÃO
“Nossa proposta é fazer uma relação cooperativa entre o Estado e os municípios, permitindo oferecer suporte técnico e pedagógico para elevar o desempenho pela base. Nesse caso, poderemos adotar uma matriz curricular única. Vamos oferecer incentivos inteligentes para que os municípios sejam estimulados a investir na educação. O governo do Estado pode usar a cota-parte do ICMS para premiar melhor os municípios na Educação. E outro ponto será a valorização do magistério. Pernambuco paga um dos menores salários aos professores.”

SAÚDE
“Junto às UPAs (Unidades de Prontoatendimento), vamos ter centros de diagnósticos e exames de imagem para fazer exames em prazos razoáveis. Um dos grandes desafios é integrar, qualificar e investir na rede de hospitais do interior. Também vamos dar uma atenção especial à cobertura da atenção básica. Vamos descentralizar as emergências cardiológicas, criando uma rede do cuidado do coração, com duas unidades no interior. E criar unidades oncológicas e criar novas unidades para tratamento da traumatologia. Nos hospitais existentes, vamos implantar um terceiro turno para a realização de cirurgias. Nas especialidades médicas, vamos oferecer incentivos para que médicos se fixem no interior, ofertando um conjunto de incentivos e gratificações. Além disso, vamos ampliar as vagas de residência medica no interior. E dobrar as vagas de Medicina nos cursos de graduação no interior.”

SANEAMENTO BÁSICO
“Temos em Pernambuco menos de 20% de saneamento básico. Há municípios, como Jaboatão dos Guararapes, com menos de 10% de cobertura. Num prazo curto, vamos promover um grande esforço para ampliar os investimentos. A PPP da Compesa foi um caminho, mas exige que Pernambuco tenha estrutura para acompanhar, fiscalizar e monitorar para assegurar o cumprimento das metas. Há uma parte dos investimentos que têm que ser feito pela Compesa. Temos que elevar os investimentos da Compesa. Temos que buscar parcerias com o setor privado e ampliá-las. E vamos combinar o interesse mais amplo da sociedade com área mais urbanizadas.”

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
“Vamos ampliar os programas de qualificação e formação profissional em algumas áreas, como na Mata Norte, com o Pronatec, que oferece cursos gratuitos, através de parcerias entre o Estado, o Sistema S e o governo federal. Vamos investir na formação dos jovens para que possam aproveitar oportunidades.”

ESTRADAS
“Temos que recuperar a malha viária das rodovias estaduais. Só o programa para a recuperação das PEs vai exigir R$ 500 milhões por ano. Cerca de 40% das rodovias estaduais estão em péssimas condições, segundo estudo da CNT (Confederação Nacional do Transporte).”

MOBILIDADE URBANA
“Vamos concluir as obras dos dois trechos dos corredores dos BRTs (Bus Rapid Transit), que recebeu recursos federais, e ampliá-los, levando os corredores à BR-101 e à 2ª Perimetral de Afogados. E renovar os trens do metrô, para melhorar a frequência. O sistema que hoje transporta 300 mil pessoas poderia levar mais de 500 mil, se fosse renovado.”

MICROS E PEQUENAS EMPRESAS
“Vamos ter política amigável. Os micros e pequenos têm que pagar os impostos, mas de acordo com a sua capacidade econômica. Vou encaminhar à Assembleia Legislativa um projeto de lei do Simples Estadual. Isso vai garantir que haja segurança jurídica aos micros na manutenção do tratamento tributário. Vamos tirar os micros e pequenos empreendedores do regime que em Pernambuco foi usado de maneira perversa e que penalizou a categoria. Ao colocar os pequenos na substituição tributária, aumentou-se o imposto em até 200% e se obrigou os pequenos a pagar imposto na frente. Ao invés de o Estado ajudar o capital de giro dos pequenos, a categoria financia o Estado.”