III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

sexta-feira, setembro 12, 2014

Decreto quase resolvido, mas recurso da subvenção ainda está incerto

Unida reclama da demora na definição da fonte de recurso do benefício

Apesar de ter sido aprovada em julho, a lei federal 12.999 que concede subvenção aos produtores nordestinos de cana, vítima da última seca, nenhum agricultor viu um real sequer. O motivo é que não foi publicado o decreto presidencial, regulamentado a lei, nem tampouco a definição da fonte de recurso de onde saíra os R$ 170 milhões da ação governamental. A União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida), órgão que congrega 23 mil canavieiros, esteve em Brasília esta semana, nos ministérios para buscar solução. A entidade diz que o decreto deve ser liberado na próxima semana, mas a fonte de recurso continua sendo o problema maior, já que o Ministério do Planejamento, pasta responsável pela ação, ainda não a definiu, mesmo com a solicitação oficial do Ministério da Agricultura, por meio do aviso nº 244. A pasta está exigindo agora que o ministério da Fazenda também envie um aviso como fez a Agricultura. Enquanto não se resolve, tudo fico parado. A fim de encontrar uma solução imediata, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a pedido da Unida, passou a intermediar no caso.

“Sem a fonte de recurso não tem como pagar a nossa subvenção, mesmo com a lei sancionada e o decreto presidencial, quando publicado. Assim, nossa maior preocupação é com a definição dessa fonte”, fala Alexandre Andrade Lima, presidente da Unida. Desde a sanção da lei, o dirigente tem se reunido com dirigentes do governo, principalmente do Ministério da Agricultura, para resolver as pendências. A Pasta inclusive enviou ao Planejamento a solicitação do aviso da fonte de recurso, no dia 08 de agosto, após reunião do presidente da Unida com o próprio ministro Neri Gelle.

“Para minha surpresa, esta semana, após solicitar apoio do senador Renan, que nos atendeu, entrando em contato com a secretária executiva do Planejamento, Eva Maria Chiavon, soubemos que além do documento da Agricultura, é preciso também encaminhar um outro, sendo que da Fazenda. O senador, por sua vez, falou com o secretário executivo adjunto da pasta citadaDiogo Henriques, o qual se comprometeu em agilizar o pleito.

Lima diz não entender o porquê de tanta demora em autorizar algo já sancionado pela presidente Dilma Rousseff, através da lei 12.999. “O pior ainda é que os agricultores, vitimados da maior seca das últimas cinco décadas no NE, penam sem recursos para cuidar da nova plantação, a qual é fundamental para manter a produção local, sua sobrevivência e de seus dependentes”, critica o dirigente, solicitando do governo que não postergue mais o sofrimento dos canavieiros e de todos trabalhadores que dependem do cultivo da cana na Região.  
Robério Coutinho 
Assessoria de Imprensa da Unida