III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

segunda-feira, setembro 15, 2014

Eleições e mercados sinalizam tendência positiva para os canaviais

 
As posições adotadas pelos principais presidenciáveis em relação à defesa da produção do etanol nacional, como forma de enfrentamento à crise do setor sucroenergético, traz esperanças em relação as futuras políticas federais sobre o combustível à base de cana. O fim da crise depende e muito dessa transformação, pois foi a falta de tais ações nos últimos anos que projetaram a atual decadência. Atrelado a isso, outra tendência favorável que se projeta ao setor é o próprio mercado mundial de açúcar, etanol e bioeletricidade, demandando ainda mais consumo de alimento, combustível e energia. Contudo, o Brasil deve se preparar estruturalmente para aproveitar tal necessidade consumidora planetária, sob pena de perder as oportunidades que se configuram. O tema será abordado nesta terça-feira (16), no Recife, na 3ª Feira de Negócios dos Produtores Nordestinos de Cana (Norcana), às 18h, pelo professor da USP, Marcos Fava Neves, estudioso em agronegócio. A palestra será proferida na Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) – órgão de classe responsável pela realização do evento.

Neves trará um panorama da situação atual do agronegócio e do setor de cana dentro e fora do país, e as oportunidades que se abrem ao Brasil para se consolidar como potência alimentaria e bioenergética mundial. Também apontará as tendências de crescimento vertiginoso do consumo de alimentos, combustíveis e energia nas próximas décadas no mundo. Dentro desse contexto, visualizando o Brasil como principal fornecedor mundial de alimentos, o professor entende que o país precisa agir para se consolidar em tal posição efetivamente. “É preciso uma ampla gama de reformas estruturantes que nos transformem em uma sociedade mais competitiva”, diz o docente, endossando que as ações devem se direcionar principalmente para o setor de cana. Ele justifica a posição dizendo que é este segmento com ampla perspectiva evolutiva diante da demanda dos crescentes mercados de açúcar, etanol e bioeletricidade, logo, este é o setor que necessita de diversas medidas para se preparar a atender os mercados internacionais pujantes.

Abertura oficial da Norcana 2014
Marcos Fava Neves vem ao Recife para participar especialmente da 3ª Norcana. O docente fará a palestra oficial de abertura do evento, que é voltado para o pequeno, médio e grande fornecedor nordestino de cana. A feira começa nesta terça-feira (16) e termina quinta-feira (18). Haverá palestras técnicas e especializadas todos os dias. O evento é promovido pela Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), por meio da sua Cooperativa de Agronegócio (COAF). Também haverá rodadas de negócios de insumos, ferramentas e máquinas para a lavoura canavieira nos três dias da Norcana. "Todos os produtos serão comercializados com preços diferenciados do mercado, com o objetivo de baixar os custos de produção do canavieiro nordestino", informa Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP. A organização do evento prevê um movimento financeira de R$ 2 milhões.

Clima nos canaviais
O comportamento climático para os meses da colheita da cana em Pernambuco é o segundo tema do ciclo de palestras no primeiro dia da Norcana 2014. O assunto será apresentado pela meteorologista do Instituto Agronômico de Pernambuco, Francis Lacerda, nesta terça-feira (16), às 17h, no auditório da AFCP.

Ciclo de palestras
Diversificação de cultura para maior lucratividade do produtor de cana e investimento em tecnologia para redução do custo de produção nos canaviais serão os temas que compõem a lista do ciclo de palestras no segundo (17) e terceiro (18) dias da Norcana, realizada na sede da AFCP – Avenida Mascarenhas de Moraes, 2028 – Imbiribeira / Recife.
Robério Coutinho 
Assessoria de Imprensa