domingo, setembro 07, 2014

Paulo destaca números do Ideb e garante empenho para transformar a Educação no estado na melhor do Brasil

Política educacional do Governo Eduardo fez Pernambuco subir 12 posições no Índice do Ensino Médio e ser o 4° melhor do País
Números do Ministério da Educação (MEC), divulgados nesta sexta-feira (5), confirmam o que o candidato ao Governo pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), vem reafirmando ao longo de sua campanha: Pernambuco encontrou o caminho para dar um salto na Educação. Esse caminho são as escolas em tempo integral, às quais, na futura gestão do socialista, todos os alunos da rede estadual terão acesso. Prova disso são os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2013, mostrando que o Estado foi o que mais cresceu na qualidade do Ensino Médio, obtendo a quarta melhor nota do País (3,6).
Segundo Paulo, os resultados do caminho que Pernambuco construiu mostram a importância que foi dada à área nos dois mandatos do ex-governador Eduardo Campos. "Em 2007, Pernambuco era o 21° estado do ranking nacional do Ideb, hoje é o 4° melhor do País. Eduardo deve estar muito feliz, porque a Educação era a sua prioridade. Vamos continuar neste caminho iniciado por ele, e vamos trabalhar para Pernambuco ser o estado com a melhor Educação do nosso País", garantiu o socialista.
Segundo o MEC, entre 2011 e 2013, Pernambuco avançou 12 posições no ranking nacional, sendo o único da Região Nordeste entre as dez melhores redes públicas de Ensino Médio, com nota inferior apenas às do Rio Grande do Sul (3,7), São Paulo (3,7) e Goiás (3,8). O crescimento pernambucano, de 16,1%, foi o maior registrado em todo o País. A nota do Estado saiu de 3,1 para 3,6, acima da meta prevista pelo ministério, que era de 3,3.

O Ideb mede a qualidade do aprendizado e da infraestrutura das cerca de 190 mil unidades escolares de ensino fundamental e médio em todo Brasil. Divulgado a cada dois anos, é uma das principais referências para a formulação de políticas para a Educação Básica. Em suas propostas para a área, Paulo Câmara assumiu o compromisso de garantir uma vaga nas escolas em tempo integral a todo o aluno da rede estadual que quiser se matricular.