quarta-feira, outubro 08, 2014

TRACUNHAÉM - Feira de profissões orienta estudantes da EREM Doutor Walfredo Luiz Pessoa de Melo

Ator, dançarino, médico, professor, veterinário. Entre tantas opções de escolha que se apresentam para os estudantes concluintes do ensino médio, escolher apenas uma pode ser uma tarefa difícil quando se trata da profissão a seguir por toda vida.  Pensando na necessidade de orientar os alunos nesse momento tão importante de escolha, a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Doutor Walfredo Luiz Pessoa de Melo, localizada em Tracunhaém, Zona da Mata, realizou, na última quinta-feira (1º), a Primeira Feira de Profissões e Talentos.
O evento foi aberto à comunidade e contou com a apresentação das pesquisas realizadas pelos próprios alunos sobre o cotidiano de diversas profissões, incluindo a realidade do mercado de trabalho e as possibilidades empreendedoras oferecidas por vários setores. Para realizar as pesquisas, os alunos entrevistaram profissionais das suas áreas de interesse como Medicina, Biomedicina, Nutrição, Artes Plásticas, Engenharia, Administração de Empresas, Turismo, Informática, entre outras. O trabalho artesanal também teve destaque na feira, uma vez que se trata da atividade econômica característica de Tracunhaém, conhecida como a cidade do artesanato em barro, celeiro de artesãos e artistas que, usando conhecimento e vocação, transformam argila em obras de arte.
Segundo o gestor da unidade, Silvio Rogério, a mostra serve como um norte para os jovens tomarem uma decisão sobre que caminho seguirão ao concluir o ensino médio.  “Esse é o papel da escola, ajudar os nossos jovens na escolha do seu futuro profissional”, concluiu o gestor.
Para o estudante do 2º ano, Luiz Felipe Pereira Freitas, 17 anos, a experiência foi enriquecedora e contribuiu para sua escolha profissional. “Sempre tive uma queda pelo curso de Direito, mas depois das pesquisas e de conhecer melhor a realidade dos professores, estou pensando em cursar Pedagogia. Fomos a escolas da zona rural e conversamos com professores, conhecemos suas dificuldades diárias e o pouco reconhecimento que essa categoria tem da sociedade. Nossa pesquisa também foi uma forma de homenagem a essa profissão com a qual temos contato tão cedo nas nossas vidas, mas que é sempre esquecida”, destacou Luiz Felipe, lembrando que o trabalho foi realizado por ele e outros 15 colegas. Fonte - SEDUC - PE