III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

terça-feira, novembro 04, 2014

Estudantes de Tracunhaém participam de Mostra de Conhecimentos

Assessoria de Comunicação - SEDUC - PE



Ariano Suassuna foi o grande homenageado, no último dia 23 de outubro, pela EREM Dr. Walfredo Luiz Pessoa de Melo, localizada em Tracunhaém, Zona da Mata Pernambucana. A 6ª Mostra de Conhecimentos Científicos e Pedagógicos destacou a figura do escritor paraibano, falecido este ano, e teve como tema “Ensaios Literários: Palavras, Poesias e Paixões”. O objetivo desta edição foi estimular os estudantes a pesquisarem sobre importantes obras da literatura brasileira, além de uma análise sobre o contexto histórico no qual elas foram escritas.
O evento contou com a participação de todos os estudantes da unidade de ensino, que cooperaram com contos, peças e textos produzidos e lidos por eles, além das leituras de clássicos como O Cortiço,de Aluísio Azevedo, Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.
“Uma das coisas que mais chamaram a atenção foi a participação de crianças de escolas convidadas que vieram prestigiar o evento e se envolveram com os alunos nessa encantadora viagem do universo da leitura”, afirma o gestor da escola, Silvio Moura.
Ainda segundo Moura, “essa temática tem se mostrado bastante relevante, baseado no que se percebe em alguns importantes exames, como Enem, queexige dos estudantes uma maior competência na produção textual” diz.
A aluna Milena Tereza, do 3º ano do Ensino Médio, confirma a opinião do gestor.“Foram momentos de muito aprendizado e conseguimos entender com esse trabalho que a leitura é muito importante para nossas vidas. A partir dela, descobrimos que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter mais conhecimento, melhorar o raciocínio e a interpretação”.

Já o professor Rinaldo Lima, um dos idealizadores do evento destaca também a importância da participação dos estudantes. “O nosso desejo é que os estudantes produzam conhecimento novo e exercitem um debate de cunho sociocultural, baseado na proposta de pesquisa, e que todos mostrem seu potencial em forma de resultados cada vez inovadores para as aprendizagens nas mais diversas áreas".