III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

sábado, novembro 15, 2014

VICÊNCIA - BANDA 15 DE NOVEMBRO COMEMORA 111 ANOS


No 15 de novembro da Proclamação da República a Banda 15 de Novembro do município de Vicência - PE comemora 111 anos.


Histórico

A banda 15 de novembro é bastante antiga. Foi fundada em 1º de janeiro de 1904, antes mesmo de Vicência se constituir município, em 11 de setembro de 1928.  Um grupo de idealista, entre eles, um comerciante Franco Romeiro, reúne-se para fundar a Euterpina Vicenciana que teve como primeiro regente, o mestre Otaviano, da vizinha Vila da Lapa de Aliança. Destaque também, para Manoel de Oliveira Rego, o primeiro presidente e Quincas de Palmaria, primeiro orador.
A Euterpina vicenciana, foi reorganizada dois anos depois, em 1906, adotado o nome de banda 15 de novembro. Desde então, vem se mantendo a custa de benfeitores e do empenho de vários presidentes, que buscaram superar as dificuldades. Em longínquos tempos, o padre Benício de Miranda, construiu a sede da banda e, em 1989, o prefeito Mario Ramos de Andrade Lima Filho reconstruiu.
Precisamente, até 1934, muitos professores regeram a banda 15 de novembro, com apresentações brilhantes, ecoando pelas ruas da cidade ou onde quer que fosse.
A partir de 1935, assim assumi a regência, Áureo Cisneiro Luna, o “MESTRE AURINHO”, professor e compositor, reconhecido por renomados maestros pernambucanos realizando apresentações da banda em outras cidades, inclusive, fora do Estado, participando em São Paulo, do Concurso “Salvem a Retreta”, promovido pela firma Argos Industrial S/A.
O talento e a dedicação do mestre Aurinho impulsionaram à formação de músicos vicencianos, que se adentraram num acervo melódico profundo, que por vezes, surgiu na madrugada para permanecer vivo, embalado nos gestos de outrem. Após sua morte em 1988, o seu trabalho continuou com o regente Joaquim Ferreira da Silva, um de seus discípulos, músico abnegado que tão bem assimilaram as lições que desenvolveram seus dotes musicais estimulando, também, membros de sua família a fazerem parte desta grande escola de arte.
Hoje a Banda 15 de Novembro tem como regente Joaquim Ferreira Filho.
Fonte - Wordpress!