III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

segunda-feira, dezembro 29, 2014

Detran exigirá novo extintor ABC a partir de 1º de janeiro de 2015

Por: Marcos André

Pedro Oliveira/LeiaJáImagens
A partir do dia 1° de janeiro todos os veículos só poderão circular equipados com extintores de incêndio com carga de pó ABC. A decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e pode gerar notificações aos motoristas irregulares já no dia oito do próximo mês.
Para orientar os motoristas, entre os dias 29 de dezembro e 7 de janeiro de 2015 o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) estará realizando a Operação Trânsito Seguro. O objetivo é orientar os condutores sobre a importância de se adequar à determinação.
Diferente do antigo modelo, o extintor ABC é descartável e tem validade de cinco anos. O novo equipamento tem adicionado em sua composição a substância necessária para combater incêndios em materiais sólidos - como tecidos, espuma, plásticos e borrachas, líquidos inflamáveis (óleo diesel, gasolina, querosene) e equipamentos elétricos. 
A Resolução vai afetar diretamente os seguintes tipos de veículo:
1. Veículos fabricados antes de 2005 e que ainda estiverem circulando com o antigo extintor BC.
2. Veículos que já possuem o novo tipo de extintor – ABC – mas cuja data de validade do equipamento chegar ao fim no dia 31 de dezembro.
3. Veículos cujo extintor apresentar despressurização ou danos no recipiente, a exemplo de ferrugem ou falhas que impeçam a identificação do extintor.
Quando se deve trocar o extintor? É necessário trocar o extintor quando:
- terminar a validade de 5 anos dada pelo fabricante;
- caso ocorra uma despressurização;
- Caso ele tenha sido usado.
Com informações da assessoria