terça-feira, dezembro 30, 2014

VICÊNCIA - Projeto da EREM Padre Guedes ganha concurso literário da GRE Mata Norte


Créditos: Divulgação
A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Padre Guedes faturou o 1º lugar no Concurso Literário “Mundo da Leitura: Uma fascinante Aventura”, promovido pela Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Norte, com o projeto “Vivenciando a Magia da Leitura”. O concurso teve como foco o incentivo à leitura, premiando o estudante que mais leu.
Idealizado pela professora Dalva Moura, o projeto teve início no 2º semestre de 2013 e sua culminância aconteceu em outubro deste ano. A ideia é estimular a prática da leitura e da escrita, tendo os alunos como protagonistas no desenvolvimento da linguagem. “Selecionamos 58 obras que caem no vestibular e no Enem e incentivamos nossos alunos a ler de uma forma prazerosa. Saber que estamos construindo novos leitores é minha maior alegria”, pontua Dalva.
O concurso premiou, com um tablet, uma coleção de livros, e uma medalha, a estudante do 3º ano Janyne Patrícia Silva, que leu 32 livros e influenciou 89 novos leitores de obras clássicas e contemporâneas. “Tenho uma atração natural pela leitura. Com certeza, depois desse projeto, isso só aumentou”, declara Janyne.


As obras mais lidas durante um ano e meio de projeto com o ensino médio da EREM Padre Guedes foram O Cortiço, de Aluísio de Azevedo; Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto; O alto da compadecida, de Ariano Suassuna; e Amor de Capitu, de Fernando Sabino. Fonte - SEDUC - PE