III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

sábado, janeiro 17, 2015

1ª Festa da Alvorada reúne maracatus rurais na Mata Norte de Pernambuco

G1 PE
Encontro de maracatus rurais em Nazaré da Mata, na Mata Norte pernambucana (Foto: Luka Santos / G1)Encontro em Nazaré da Mata comemora vitória contra limite de horários para ensaios (Foto: Luka Santos / G1)









A cidade de Nazaré da Mata, na Mata Norte de Pernambuco, vai sediar neste sábado (17) a primeira edição da Festa da Alvorada. O evento começa a partir das 22h, em um espaço em frente ao Quartel da Polícia Militar, na BR-408, reunindo os maracatus rurais Estrela Brilhante (Nazaré da Mata) e Águia Formosa (Tracunhaém), com seus respectivos mestres Bi e José Mário, além de outros mestres da região. A entrada é de graça.
Criado pelos mestres de maracatu Siba, Maciel Salú e Barachinha, o evento tem como proposta celebrar a recomendação expedida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em outubro de 2014. O documento foi resultado da análise das denúncias feitas por maracatus rurais (baque solto) com relação às restrições do horário de término das sambadas e ensaios.

Em audiência pública realizada em fereveiro de 2014, as agremiações denunciaram que, durante três anos, os maracatuzeiros foram obrigados por órgãos de segurança pública a terminar os folguedos às 2h, quando a tradição manda seguir até o raiar do dia. A medida colocava em risco a manutenção do maracatu, uma vez que é durante os ensaios e sambadas que são formados novos mestres e músicos.

A audiência resultou na derrubada do horário-limite e na abertura de um inquérito no MPPE, que meses depois expediu a recomendação para que promotores de Justiça defendam as sambadas e ensaios dos maracatus rurais de possíveis coações da Polícia Militar. O MPPE ponderou que o maracatu rural é um patrimônio cultural e imaterial, aprovado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 2003.

De acordo com a organização da Alvorada, a festa terá uma dinâmica diferente das tradicionais sambadas. Dessa vez, não haverá vencedor nem perdedor. Os grupos deixarão de lado a famosa disputa pelos melhores versos para dar espaço à união dos poetas presentes. Ao amanhecer, os mestres cantarão juntos para celebrar a liberdade e o respeito à tradição do maracatu.

Serviço
Sábado (17), a partir das 22h
BR-408, Nazaré da Mata (em frente ao quartel da Polícia Militar)
Entrada gratuita