sábado, janeiro 10, 2015

Governo inicia mutirão de limpeza na PE-15


Mutirão revitalizará trecho da PE-15 em duas semanas

Melhorar a fluidez do trânsito e garantir mais segurança para condutores de veículos e pedestres que trafegam pela PE-15. Esse é objetivo da Operação Mutirão de Limpeza, que, em duas semanas, revitalizará a via em um trecho de 24 quilômetros, nos dois sentidos; do viaduto da Avenida Pan Nordestina, em Olinda, até o entroncamento da BR-101, na divisa de Paulista com Abreu e Lima. O governador Paulo Câmara acompanhou o início da intervenção, na manhã deste sábado (10). O gestor percorreu a área que será revitalizada e conversou com trabalhadores e pessoas que residem nos dois municípios beneficiados.
         Após a vistoria, o governador garantiu um “olhar diferenciado” com o objetivo de assegurar uma “nova urbanização” às cidades grandes. “Sabemos das dificuldades de se administrar cidades em todo o Brasil, não só em Pernambuco. Como Governo do Estado, precisamos ajudar. Faremos o nosso papel”, afirmou Paulo, garantindo que esse tipo de ação será uma constante em todo o seu governo. 
O Chefe do Executivo Estadual também destacou a importância da PE-15 como "cartão postal" do turismo em Pernambuco. “Por aqui também passam muitos carros com destino ao nosso Litoral Norte; trata-se de uma via turística. Por isso, ela precisa ficar bem organizada”, salientou Câmara.
A operação será realizada em parceria com as prefeituras de Olinda e Paulista, que ficarão responsáveis pela iluminação da via e manutenção. No total, três equipes com 70 trabalhadores estarão envolvidas na ação, que acontecerá de segunda a sábado. Todos os entulhos e carcaças que estão colocados nas margens da rodovia serão retirados com ajuda de caminhões caçamba, carregadeiras, tratores e retroescavadeiras.
Considerada um dos principais corredores de circulação de veículos da Região Metropolitana do Recife, a PE-15 também abriga residências e pontos comerciais no seu entorno, que são fontes de renda para pessoas como o comerciante Lenirton Bezerra da Silva. Proprietário do Bar do Motorista há 25 anos, o comerciante endossou a importância da ação. “Esses entulhos atrapalham muito. As pessoas jogam no meio da rua e no canteiro, o que acaba engarrafando o trânsito”, contou. 
Secretário de Transportes, Sebastião Oliveira enumerou os benefícios da ação. “Quando você ilumina e limpa garante uma maior segurança, não apenas do usuário de veículo, mas também do pedestre. Em segundo lugar, o aparelho da ciclovia vai ser limpo para ser utilizado pelas pessoas. E a recuperação de todos os buracos do pavimento vai melhorar a fluidez do tráfego”, disse, ao adiantar que, na próxima semana, uma ação semelhante será realizada na BR-232, no trecho Recife-Caruaru e na PE-300, que liga Águas Belas a Manarí.
Arthur Cunha  
Gerente de Relações com a Imprensa           
Ennio Benning      
Secretário de Imprensa  
Fotos: Roberto Pereira/SEI