III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

segunda-feira, março 02, 2015

Começa vacinação contra HPV. Meninas de 9 a 11 anos são público-alvo

Por Cinthya Leite - NE 10
Vacina garante proteção contra quatro tipos de HPV, além de prevenir infecções e o câncer de colo do útero (Foto: Free Images)
Vacina garante proteção contra quatro tipos de HPV, além de prevenir infecções e o câncer de colo do útero (Foto: Free Images)
Começa hoje (2/3) a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV). Neste ano, a vacina é aplicada em meninas de 9 a 11 anos e está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (incluindo as Upinhas 24h e Dia) e Policlínicas da Secretaria de Saúde do Recife. A imunização também será realizada nas escolas públicas e privadas da capital. Deverão ser vacinadas pelo menos 80% do público-alvo, formado por 34.211 adolescentes.
A segunda e a terceira dose serão aplicadas a partir de setembro deste ano e março de 2020, respectivamente. As adolescentes de 11 a 13 anos que não receberam a segunda dose no ano passado poderão ser vacinadas também a partir de hoje. É preciso levar cartão de vacinação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e documento de identidade.
De acordo com a coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Recife, é muito raro a vacina provocar reações além das comuns, como dor local, cefaleia e febre em menor incidência.
Em 2014, a primeira dose foi aplicada em 38.941 adolescentes, ultrapassando a meta estipulada, que era de 34.156. Mas, infelizmente, apenas 39% do grupo prioritário procuraram as unidades para receber a segunda dose da vacina. Por isso, a Secretaria de Saúde do Recife alerta que, para garantir a proteção, deve ser completado o ciclo de três doses.
A vacina quadrivalente garante proteção contra quatro tipos de vírus, além de prevenir infecções e, consequentemente, o câncer de colo do útero – terceira principal causa de morte entre mulheres no Brasil.