III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

segunda-feira, março 02, 2015

Crediamigo e Agroamigo despertam interesse do Consulado Americano


O Consul Geral dos Estados Unidos no Recife, Richard Reiter, vai visitar o escritório da Superintendência do Banco do Nordeste em Pernambuco nesta terça-feira, 3 de março, para conhecer as experiências de sucesso dos Programas de Microfinanças Crediamigo e Agroamigo. A reunião vai ocorrer no Recife, às 16h, com a presença da Consul para Assuntos Políticos e Econômicos, Paloma Gonzalez, do Superintendente de Microfinanças do Banco, Stélio Gama Lyra, e do Superintendente Estadual de Pernambuco, João Nilton Castro Martins. 
O Crediamigo foi criado pelo Banco do Nordeste há 16 anos para facilitar o acesso ao crédito a empreendedores urbanos, pertencentes aos setores informal ou formal da economia. Já o Agroamigo, criado em 2005, propõe-se a melhorar o perfil social e econômico dos agricultores familiares do Nordeste e norte de Minas Gerais, atendendo, de forma pioneira no Brasil, aos agricultores familiares, enquadrados no Pronaf, com exceção dos grupos A e A/C.
O Banco do Nordeste foi o primeiro banco público a oferecer microcrédito produtivo, tanto na área urbana como na zona rural. Com metodologia própria e atendimento integral, a partir da forte presença do Assessor de Microcrédito, os dois programas tornaram-se referência na América do Sul. Uma pesquisa feita pela FGV em 2008 constatou que cerca de 60% dos beneficiários saíram da linha de pobreza, mais de 35% aumentaram a renda e 28% aumentaram o consumo.
Em 2014, o Crediamigo recebeu mais um reconhecimento internacional: o Prêmio Foromic de Inclusão Financeira, concedido pelo Fundo Multilateral de Investimentos (Fomin), membro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O programa foi escolhido por um júri composto de especialistas em inclusão financeira e de executivos de finanças, que destacou o programa pela qualidade de seus produtos e serviços financeiros ofertados, bem como pela sua capacidade de chegar a populações pobres de maneira massiva.