sábado, abril 18, 2015

Professores prometem seguir governador para pressioná-lo

Da editoria de Cidades

As escolas devem ficar sem aulas pelo menos até o dia 27, quando haverá nova assembleia / Foto: Guga Matos/JC Imagem

As escolas devem ficar sem aulas pelo menos até o dia 27, quando haverá nova assembleia

Foto: Guga Matos/JC Imagem

A determinação da Justiça de suspender a greve não intimidou os professores estaduais que aprovaram, na sexte-feira (17) pela manhã, em assembleia no Teatro Guararapes, em Olinda, a continuação da paralisação, iniciada segunda-feira. As escolas devem ficar sem aulas pelo menos até o dia 27, quando haverá nova assembleia. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) anunciou que na próxima semana vai seguir os passos do governador Paulo Câmara, na tentativa de pressioná-lo a atender as reivindicações da categoria. Na quinta e sexta, o chefe do Executivo vai participar de plenárias do Todos por Pernambuco em Timbaúba e Palmares, na Zona da Mata. O Sintepe pretende levar caravanas para essas cidades.
Na avaliação do sindicato, as escolas mantiveram ontem o índice de 70% de adesão apresentado nos dias anteriores. Já a Secretaria Estadual de Educação informou que a adesão vem caindo, tendo 52% (541) das escolas funcionado normalmente e 39% (410) parcialmente, o que representa 91% (951) das unidades abertas e apenas 9% (94) fechadas. Na quinta-feira, esses índices eram de 87% (912) e 13 % (133), respectivamente.
Funcionando parcialmente no dia anterior, ontem a Escola José Maria, em Santo Amaro, estava fechada. A João Barbalho, também em Santo Amaro, funcionava normalmente na quinta e ontem tinha alunos, mas vários deles informaram não ter havido aula.