III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

quinta-feira, julho 02, 2015

VICÊNCIA(PE) - Prof. Dr. Haroldo Moraes de Figueiredo, lança livro intitulado" VIGILANTI CURA: uma educação cinematográfica em alguns colégios católicos de Pernambuco na década de 1950"

       
      Esse livro é o resultado da minha tese, defendida em 2012 no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. O estudo analisou o desenvolvimento de uma educação cinematográfica em colégios católicos de Pernambuco na década de 1950. A pesquisa partiu da análise das encíclicas papais Vigilanti Cura e Miranda Prorsus, escritas respectivamente pelos Papas Pio XI (1936) e Pio XII (1957), contendo críticas e orientações sobre cinema. Suas influências chegaram até o Brasil, por intermédio da Organização Católica Internacional do Cinema (OCIC), incumbidos de criar uma cultura cinematográfica.
       Esse movimento contribuiu também para a criação de cinemas e cineclubes católicos pelo Brasil, inclusive Pernambuco, destacando-se o Cineclube Vigilanti Cura (1952). Seus integrantes foram os pioneiros no trabalho de educação cinematográfica em Pernambuco, inicialmente por meio das exibições de filmes e realização de cine-fóruns, e, em seguida, ministrando cursos e palestras em alguns colégios católicos da capital pernambucana e interior.
Prof. Dr. Haroldo Moraes de Figueiredo

Prof. Auxiliar I – Curso de Licenciatura em Educação Física
Centro Acadêmico de Vitória

Universidade Federal de Pernambuco