terça-feira, setembro 01, 2015

ESQUISTOSSOMOSE É TRATADA POR MÉDICO DA FRANÇA E EQUIPE DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE RECIFE, NA UBS DA USINA BARRA EM VICÊNCIA(PE)

O município de Vicência(PE), é endêmico(aquilo que é sempre encontrado em algum lugar ou região, que faz parte da característica local) no tocante a doença de esquistossomose, que é transmitida pelo caramujo. Devido a casos constatados, foi necessário um monitoramento para aprofundar os estudos e detectar os casos providenciando o tratamento. No período de 24 a 28/08, aconteceu na UBS - Unidade Básica de Saúde da Usina Barra, a realização de exames de ultrassonografia e sangue em quase 600 pessoas das Comunidades Usina Barra, Campestre, Morojozinho, Barrinha, Campina Verde e Chã do Fogo, com o trabalho dos profissionais da UBS. 
A parceria contou com a Fiocruz, Hospital das Clínicas de Recife(PE) e da França. Os pacientes com apresentação da doença receberão(alguns já estão sendo atendidos) tratamento no Hospital das Clínicas, sendo acompanhados pela Drª Ana Coutinho(Membro da equipe do Projeto França-Brasil). Participaram dos trabalhos o Dr Allanie(Pesquisador/Professor da Universidade de Marseille - França e Coordenador do Projeto), Biomédica Drª Karla Mola(Hospital das Clínicas), Drª Hélia(Fiocruz), Dr Carnaúba(UBS - Usina Barra).
Com informações e fotos: Silvana Figueiredo(Enfermeira do UBS - Usina Barra)
.